Outstanding Award Magazine

Alysson Oliveira, 20 anos de profissão e muita história para contar

Por

Eliane Pellegrini

10/05/2021

Alysson Oliveira
Alysson Oliveira

Alysson Oliveira é fotógrafo multipremiado, foi palestrante de um dos maiores Congressos de Fotografia da América Latina, já trabalhou nos EUA e Argentina. Fotografa casamento, família, debutante e corporativo. Com 20 anos de experiência ele nos conta que a sua maior conquista é fotografar e acompanhar as famílias desde o início, ensaio fotográfico pre-wedding e durante os momentos mais importantes da vida como casamento, gestação, a família com o bebezinho, 15 anos… Experiências incríveis são vividas através do trabalho de fotografia.

“É muito gratificante me preparar para o evento de 15 anos de uma debutante sabendo que irei reencontrar com toda a família que fotografei no dia do casamento dos seus pais. São muitas memórias e graças a fotografia eu sou privilegiado.”

Nesse artigo, o Alysson nos faz refletir sobre a importância de contar lindas histórias e sobre a responsabilidade que devemos ter com os eventos ( leia até o final, você já passou por algo assim? ). E o mais importante é como você pode identificar-se com essa história em dias tão sensíveis como os que estamos vivendo.

O fotógrafo tem que estar preparado para os seus eventos. O dia tão esperado tem que ser cumprido não importando o que vem pela frente.

Eu acredito que por mais que eu fale, jamais atingiria a profundidade dos sentimentos expressos neste texto do Alysson que foi escrito exclusivamente para o Outstanding Maternity Award em 2019.

Leia, sinta e reflita.

Fotografar o casamento da Dona Edith e do Sr. Orialdo foi difícil para mim, pois, minha mãe havia falecido na sexta-feira, e a Bodas em forma de casamento deles foi no sábado. O sepultamento da minha mãe aconteceu às 10H da manhã e o making off deles começou às 14H.
Para mim foi algo muito difícil, mas precisei pensar primeiramente no casal, que nada tem a ver com a minha vida particular. Apesar de ser um casal com mais idade eles resolveram contratar um fotógrafo com referências modernas e dentro da minha região esta característica me destaca dos meus pares.
E independente da idade, todo casamento é envolto em muita expectativa e emoção, e para que não falhasse com eles ou decepcionasse esse casal tão querido.


Então eu tive que deixar o Alysson “Ser Humano” de lado e incorporar o Alysson “Profissional”

Na verdade em alguns momentos pensei em não ir, pois estava com a minha cabeça muito conturbada, mas na verdade eu já vinha me preparando para essa situação, porém jamais pensaria que aconteceria tão cedo assim e nós nunca estamos preparados para essas perdas. Porém consegui me sair muito bem, pois nada que eu faria iria mudar o que havia acontecido, eu indo ao evento ou não, jamais traria minha mãe de volta, além disso, tudo minha mãe sempre torceu muito pelo meu sucesso e me apoiava sempre pelo meu compromisso para com os meus clientes. Eu resolvi ir, minha esposa que faz parte da minha equipe de fotógrafos estava comigo, além disso, levamos uma terceira fotografa para caso algum de nós bagueássemos, mas graças a Deus isso não aconteceu. O que aconteceu foi minha esposa chorar bastante durante a cerimonia, pois minha mãe gostava muitos das músicas católicas, além disso, a noiva se parecia muito com minha Amada Mãezinha. Eu sempre tive o sonho de fotografar a Bodas de Ouro dos meus pais que já estava para acontecer, pois os mesmos eram casados já há 45 anos. O evento de Dona Edith e do Sr Orialdo foi uma Boda de Ouro, pois há 50 anos os mesmos não tiveram a oportunidade de comemorar da maneira que eles sonhavam, por isso eles resolveram fazer uma grande festa para comemorar e aproveitar para fazer uma cerimonia de renovação de votos, com direito a making off, cerimonia e a grande festa em questão que contou com duas bandas. Pensei muito no meu compromisso para com eles, pois eu trato o sonho dos meus clientes como meus sonhos também. O grande desafio dentro da fotografia é se motivar a cada evento, se reinventar e graças a Deus eu consegui fazer isso. O meu nome estava em jogo, apesar de eu ser um ser humano como todos, que tem problemas, eu jamais poderia deixar os meus problemas destruir o sonho dos meus clientes. De nada adiantaria eu ficar em casa com a cabeça conturbada, me lamentando e remoendo o que havia acontecido, muitos julgaram que eu não iria entregar o melhor de mim naquele dia e que deixaria meu trabalho a desejar. Pude provar isso com a conquista e Vencedor do Wedding Best o melhor Álbum de Casamento do Brasil com esse grande casal.

Parabéns Alysson hoje a nossa homenagem é sua! Com certeza você pensou que deixou o ser humano de lado e incorporou o profissional mas na verdade você foi o super Alysson fotógrafo carregado de sentimentos para esse evento.

O seu trabalho é incrível!

Somando a essa esta história descrita acima trouxemos algo de extrema relevância que o Alysson disse sobre participar da nossa premiação.

Quando comecei a participar do Outstanding Maternity Award, eu comecei a buscar algo novo para o meu trabalho na área de fotografia de família e automaticamente os meus clientes amaram. Eu vi evolução em minhas fotografias. Participar do concurso me deixou muito mais inspirado ao fotografar. Existem clientes que querem fechar o contrato comigo e já desejam uma fotografia premiada.

Se você ainda não conhece o trabalho do Alysson Oliveira vale a pena conferir – Instagram, site

Veja o vídeo do depoimento do Alysson.

Alysson Oliveira
Alysson Oliveira
Alysson Oliveira

Compartilhe

Artigos Relacionados

 Desenvolva a sua carreira fotográfica e veja em pouco tempo o seu crescimento profissional acontecer. 
(não são aulas gravadas) 
Nossos Parceiros

O ttdbrasil é um evento que resgata a união dos fotógrafos, a amizade, a doação e a filantropia. E mais importante que seu tema, são os valores que ele agrega a vida pessoal e profissional de cada participante.

A Técnica de Moulage Artística para fotógrafos é uma técnica desenvolvida pela fotógrafa Anna Paula Costa.
A Moulage Artística transformou a vida de dezenas de fotógrafos no Brasil e no mundo. Através desta metodologia aplicada em seus ensaios, você poderá elevar a percepção de valor do seu cliente e poderá obter ganhos de até 3 vezes mais do que o que você está acostumado a cobrar.

O curso MasterClass Fine Art foi criado com o objetivo de ajudar fotógrafos a alcançarem a edição fine art, ou edição criativa, tornando-os profissionais que trabalham com o imaginário e entregam fotos carregadas de emoções e com uma estética diferenciada.

Clique aqui para mais informações.

Faça o seu álbum com Só Click Encadernadora de Álbuns.